domingo, 15 de junho de 2008

Sexta-feira 13...

Boas noites,

Dia 13 do corrente mês foi uma sexta-feira...o que dá a bela da sexta-feira 13. Para muitos um dia de azar....outros só para contrariar consideram um dia de sorte....
Pesquisando um pouco pela wikipédia eis o que vejo:

"A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é cinsiderado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias."

ou então

"Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos."


Ora vejamos, creio que existem muitos motivos para acharem que sexta-feira 13 é um mau dia. Eu cá escolhi essa alcunha derivado do filme....e da saga de Jason...De certeza que existe muito boa gente que conhece...

Se tenho sorte ou não, eu cá acho que sou daqueles que contrariam...e que esse dia é um dia como tantos outros....tirando os meus colegas dizerem...."Hoje é o teu dia" :p
Quanto ao azar, creio que este me acompanhou durante algum tempo...e em relação algumas coisas também não o sortudo mais sortudo que existe...mas não me queixo, creio que tenho sorte no que preciso e acredito que muitas vezes nós só temos sorte quando a procuramos ter!!

Cumps,

Sexta13

Sem comentários: