sexta-feira, 15 de julho de 2011

bibliotecas....parte x de x+sabe-se lá qts x...

Viva,

Hoje achei um bom dia para vir demonstrar a minha frustração relativamente às bibliotecas.

Para vos por um pouco a par do que tenho desenvolvido, eu tenho feito um programa que vai servir de base a bibliotecas escolares e municipais. Ora bem, se por um lado eu tive que aprender a catalogar livros, ou pelo menos a entender a norma que serve de base para estes serem catalogados, em menos de 2meses, existem pessoas que fazem disso carreira....

A base é o UNIMARC. Existe o UNIMARC Bibliográfico e o UNIMARC de Autoridades....ao que vocês perguntam.."tá bem, e é agora que explicas?"

UNIMARC Bibliográfico é o que serve para catalogar tudo quanto é documento / produto que existe numa biblioteca enquanto que o UNIMARC de autoridades serve para garantir que qq coisa que é catalogada pelo UNIMARC Bibliográfico é catalogado da mesma forma para determinados campos, independentemente de quem cataloga, ou seja, por ex. garantir que Eça de Queirós é mesmo Eça de Queirós (para todas as pessoas) e não Eça de Queiroz.....

Este UNIMARC até que é bonito e tal...dá é uma trabalheira desgraçada. Primeiro tem códigos...depois estes acham-se sozinhos e acham que têm direito a subcampos. Estes por sua vez acham que são demasiado importantes para serem só de escrita única e como tal são compostos. Alguns não são compostos mas são integrados, ou seja, são iguais a um outro que já estava definido.

Tou a complicar? pois...e isto é só o inicio....pq depois só falta catalogar o nr de testitulos ou a copa que o autor ou autora, respectivamente, tinham/usavam.....Existe campos para tudo e mais alguma coisa....e o pior e que eu tenho que fazer um programa que contemple tudo, mesmo sabendo que mais de metade não vai ser usado....até mete dó!!!!

Mas pronto, se no entretanto surgirem duvidas sobre o UNIMARC, seja ele bibliografico ou de autordades, é só dizer.....

Para acabar, tou a desenvolver um software que na minha opinião tem "morte" certa, uma vez que no mercado existem "N" aplicações que fazem o mesmo, mas que já sofreram por dúvidas e questões que eu vou tendo agora...mas como diz o francês: "c'est la vie..." e eu tenho que me limitar a fazer o que pagam para fazer.....


E pronto, com esta seca vos deixo.

Abreijos,
Sexta13

Sem comentários: